Decisão já era esperada pelos investidores, que ficam atentos em próximos passos do BC
SÃO PAULO – O Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu nesta quarta-feira (30) cortar a Selic em 0,5 ponto percentual pela quarta vez seguida, levando os juros para 4,5%, a menor taxa básica de juros da história.
Nos últimos dias, as avaliações eram de que mesmo com sinais de retomada da economia e com alta da inflação por conta do preço da carne, o BC não mudaria a estratégia de reduzir mais os juros, mas ainda não havia consenso sobre os próximos passos.
Em comunicado da decisão, o BC apontou que vê a economia brasileira ganhando força e que a “recuperação seguirá em ritmo gradual”. “Dados de atividade econômica a partir do segundo trimestre indicam que o processo de recuperação da economia brasileira ganhou tração, em relação ao observado até o primeiro trimestre de 2019”, diz o texto.
Já para o cenário externo, a autoridade monetária vê um “ambiente relativamente favorável para economias emergentes”, produzido pela “provisão de estímulos monetários nas principais economias, em contexto de desaceleração econômica e de inflação abaixo das metas”.